BeePolen
Tudo Sobre o Própolis
Para que é que as abelhas
utilizam o Própolis?
A Palavra Própolis deriva do grego em que “Pro” significa “em favor de” e “polis” significa “comunidade” ou “cidade”. Ou seja, o Própolis funciona em favor da cidade que neste caso entenda-se como sendo a Colmeia. Ao longo deste artigo iremos mostrar-lhe de que forma o Própolis protege a colmeia.
1. Funções do Própolis na Colmeia
A utilidade do Própolis para a Colmeia pode ser dividida em duas funções, uma com um fim mecânico e outra com um fim biológico.
Fim Mecânico do Própolis | Fim Biológico do Própolis na Colmeia |
---|---|
É usado para isolar buracos e fissuras; | Usado para revestir os alvéolos para que dessa forma se proteja as larvas de infecções microbianas; |
Protege contra possíveis invasores; | Permite a menor incidência de bactérias e fungos na colmeia; |
Permite manter a umidade ideal dentro da colmeia. | É também usado na entrada da colmeia como repelente. |
2. Funções mecânicas
A própolis é utilizada para isolar buracos e fissuras com menos de 5 mm de espessura (fendas maiores são preenchidas com cera), para reparar favo, para reforçar as extremidades das células e para “fechar” a entrada da colmeia protegendo-a e tornando-a mais fácil de defender.
As abelhas utilizam o Própolis para revestir a parte interna da colmeia, o que previne perdas de umidade nos períodos de seca e o excesso nas épocas mais chuvosas. Desta forma a umidade ideal é mantida dentro da colmeia.
Esta camada fina formada por Própolis, não só mantêm a umidade ideal dentro da colmeia como também funciona como um “verniz” que deixa a parede interna mais lisa e escorregadia para que as abelhas possam expulsar com mais facilidade eventuais invasores.
3. Funções Biológicas
Uma das funções biológicas mais importantes é a colocação do Própolis, como revestimento de todas as células de criação antes da Abelha rainha colocar o ovo, com o objetivo de proteger as larvas de infecções microbianas.
Esta ação realizada pelas abelhas para proteger as suas crias pode ser comparada com a função da placenta onde a mãe protege e nutre o seu bebé. A camada de própolis nos alvéolos funciona para as larvas de abelha, como a placenta para o bebé.
Na colmeia por vezes entram alguns pequenos animais, como são exemplo os besouros, que não são desejados pelo enxame. Quando estes animais são maiores e as abelhas não conseguem expulsá-los da colmeia, aplicam uma estratégia diferente usando o própolis.
Como o própolis é resinoso as abelhas vão imobilizar o invasor e revesti-lo com própolis. Este invasores ficam como que embalsamados. Desta forma as abelhas evitam a natural putrefação do invasor e assim o Própolis contribui para a menor incidência de bactérias e fungos no interior da colmeia.
O Própolis é também usado na entrada da colmeia, funcionado como repelente, e assim reduzindo a atenção de possíveis invasores.
O Própolis é importantíssimo para a vida das abelhas, tendo um papel fundamental para a higienização do interior da colmeia e para expulsar invasores indesejados.
Sem ele, a colmeia estaria muito mais desprotegida e mais suscetível a fungos e bactérias.
É portanto um elemento imprescindível e insubstituível para as abelhas.
© Casa Lourenço 2022. | Casal do Calvo – Cumeada | 6100-357 Sertã | Portugal