BeePolen
Tudo Sobre Pólen de Abelha

Como tomar Pólen de Abelha:
8 conselhos importantes

Pólen de Abelha Casa Lourenço

Que quantidades tomar de pólen de abelha? Quantas vezes ao dia? Durante quanto tempo? Poderei ser alérgico? Um artigo muito prático com tudo o que precisa de saber se pretender tomar pólen de Abelha.

Índice
    Add a header to begin generating the table of contents

    Já muitas pessoas ouviram falar do pólen de abelha e dos seus benefícios, no entanto, a maioria ainda não experimentou. Muitas vezes as pessoas não sabem onde comprar, outras vezes não sabem para que serve, mas também há muitas pessoas que até gostariam de experimentar, mas não sabem como tomar.
    Neste artigo vamos apresentar 8 conselhos acerca de como tomar o pólen de abelha. Que quantidades tomar? Durante quanto tempo? Como tomar? Poderei ser alérgico? Vamos procurar responder de forma simples a estas e outras perguntas, que nos fazem muitas vezes.
    O pólen é um produto completamente natural que as abelhas recolhem das flores e enriquecem com néctar e com outras substâncias produzidas pelas próprias abelhas, destinadas principalmente a garantir a sua preservação. Para as abelhas o pólen é a sua fonte natural de proteínas e de vitaminas.
    Para o homem, o pólen pode ser importante para nos ajudar a viver com mais energia e vitalidade. Foram identificados no pólen mais de 200 substâncias diferentes. Na toma de pólen foram comprovados benefícios ao nível do sistema cardiovascular, do sistema hepático, dos músculos e do sistema nervoso.
    Aqui no blog temos muita informação sobre o pólen, por isso vamos avançar para os nossos conselhos acerca do que deve ter atenção quando vamos tomar o pólen de abelha.

    1- Tomar de forma preventiva

    O pólen deve ser usado para fortalecer o seu corpo, para o ajudar a evitar que fique doente, ou fragilizado. A toma de forma preventiva vai ajudá-lo a sentir-se com mais energia e vitalidade para encarar o dia a dia. O pólen é 100% natural e tem mais de 200 substâncias diferentes. É bastante provável que tenha aquele nutriente que está a faltar para garantir o equilíbrio do seu corpo. A toma preventiva vai reforçar o seu sistema imunitário, o seu sistema cardiovascular, o fígado, os músculos e o cérebro, para que resista melhor às agressões externas.
    Depois de estar doente, poderá ser útil como complemento de terapias convencionais, mas já não será a mesma coisa.
    Já dizem os antigos: “prevenir é o melhor remédio!”.

    2- Tomar de forma contínua durante 4 semanas

    O pólen de abelha deve ser tomado de forma contínua pelo menos durante quatro semanas. A toma de forma contínua permite ao organismo assimilar melhor todas as propriedades do pólen. O pólen é um produto 100% natural, os seus efeitos são suaves e implicam uma adaptação gradual do organismo ao longo do tempo. O pólen não é aquele produto que fica lá no armário para tomar quando estiver mais em baixo, é para tomar de forma preventiva.
    No mínimo, devemos fazer um mês de toma contínua, poderá manter-se a toma durante três meses.

    3- 2 a 4 colheres por dia

    A dose habitualmente recomendada na literatura para os adultos é de 20 a 40 gramas por dia. No caso das crianças deveremos adaptar a dose para metade, ou menos se for uma criança pequena.
    Na tabela abaixo poderão consultar as quantidades de colheres para fazer as quantidades referidas.


    Peso aproximado pólen de abelha por colher

     


    Colher de sopa


    Colher de sobremesa


    Colher chá


    1


    10g


    7,5g


    5g


    2


    20g


    15g


    10g


    3


    30g


    22,5g


    15g


    4


    40g


    30g


    20g


    5


    50g


    37,5g


    25g

    4- Duas a três vezes por dia

    A quantidade diária acima indicada deve ser distribuída por duas a três tomas por dia, preferencialmente antes das refeições. Antes das refeições o nosso sistema digestivo está mais disponível para assimilar os nutrientes ingeridos. Tomar o pólen nessa altura permite ao organismo assimilar melhor toda a riqueza nutritiva do pólen.

    5- Diluir o pólen

    Diluir o pólen é uma boa prática para aumentar a absorção dos seus nutrientes. Os minúsculos grãos de pólen ainda na flor são cobertos por uma cápsula de duas camadas que lhe conferem bastante impermeabilidade e rigidez. A diluição num meio líquido quebra esta barreira e permite uma melhor absorção de todos os constituintes do pólen.
    Pode dissolver-se em água, chás, sumos, em iogurtes e batidos, ou sopas e saladas. Preferencialmente deve deixar-se repousar um período de meia hora para que a diluição se dê por completo.
    Também pode ingerir-se o pólen diretamente “à colher” mas dessa forma reduz-se significativamente a absorção.

    6- Repetir duas vezes por ano

    Os períodos de reforço do organismo com pólen devem ser repetidos duas a três vezes por ano. Estes períodos de toma devem ocorrer preferencialmente no outono e na transição entre o inverno e a primavera.

    7- Começar por pequenas quantidades

    Se nunca tomou pólen de abelha é avisado tomar pequenas quantidades nos primeiros dias e ir aumentando gradualmente se não se sentirem efeitos adversos, embora estes efeitos sejam extremamente raros. O pólen recolhido pelas abelhas é o pólen entomófilo. O pólen que provoca alergias é o pólen anemófilo, ou seja, que voa com o vento, e estas alergias são normalmente respiratórias. Quando o pólen de abelha provoca alergias, estas são digestivas, sendo extremamente raras. O pólen de abelha tem até sido usado em alguns tratamentos de dessensibilização às alergias respiratórias ao pólen anemófilo.

    8- Pólen seco, fresco, ou pão de abelha

    O pólen pode ser comercializado nas três formas, no entanto, o pólen seco é de longe a forma mais comum. O pólen seco não é mais que o pólen fresco que é desidratado, de modo a ter uma quantidade de água mínima que vai garantir a sua conservação sem cuidados de maior. Já o pólen fresco necessita de cuidados acrescidos, uma vez que não pode ser conservado à temperatura ambiente. Para manter as suas propriedades tem que se manter congelado. Já o pão de abelha é recolhido dentro da própria colmeia, o que implica um processamento mais complicado, fazendo com que o custo seja também bastante superior. No entanto, o pão de abelha tem também um outro nível de processamento pelas abelhas que lhe dá características bastante valorizadas.
    O nosso concelho, passa por começar pelo consumo de pólen de abelha seco, o mais comum e seguro. Se tiver um apicultor de confiança a quem possa encomendar pólen fresco, também será uma boa opção. Já o pão de abelha não é fácil de encontrar no mercado, mas pode ser também uma boa opção.
    Os valores apresentados acima para quantidades a tomar estão definidos para pólen seco. Estes valores são válidos também para o pólen fresco. O pão de abelha terá um efeito reforçado da sua ação, pelo que as quantidades devem ser reduzidas.

    Seguindo estes 8 concelhos poderá tirar o máximo proveito deste super alimento. Esperamos assim ajudá-lo(a) a viver com mais saúde e energia para aproveitar tudo o que a vida tem de bom.
    Se ainda assim tiver dúvidas, ou sugestões não hesite em contactar-nos.

    968 299 550

    968 299 550